Falta de água constante (Rio do Prado – MG)

(…)

Caros leitores,

Irei iniciar a nova coluna com um assunto meio frágil em nossa pequena e humilde cidade, que necessita de uma resposta, pois uma boa parte dos moradores de Rio do Prado, principalmente famílias de baixa renda, passa por um problema de falta de água temporária.

Houve casos em que um bairro da nossa cidade ficou sem água por um período de aproximadamente cinco dias.

O problema tem se repetido constantemente há alguns anos e a população vem pedindo medidas quanto à solução.

Nossa cidade faz parte de uma região com baixa umidade de água e uma elevada temperatura (muito calor).

O abastecimento de água em cidades é uma medida do governo para garantir o direito da dignidade humana que é previsto na constituição, isto é, garantir o mínimo essencial para a vida.

A água é um elemento importante, tanto para o consumo, quanto para o exercício de atividades para a higiene pessoal e o saneamento básico, como escovar os dentes, tomar banho, usar o vaso sanitário e entre outras condutas que também dependem da existência da água para serem realizadas.

Quando ocorrer a falta de água, a comunidade deve solicitar um boletim de ocorrência ao órgão competente (Policia Militar) e organizar um abaixo assinado, informando sobre o problema e pedindo providencias ao poder legislativo municipal (vereadores), que tem a finalidade de representar a população diante de problemas como este e fiscalizar os atos do executivo (prefeito).

Concluo que a nossa cidade tem vários problemas fáceis de serem resolvidos, bastando apenas à iniciativa de moradores e a atuação dos vereadores, para as medidas cabíveis.

Deixo claro o objetivo desta coluna, pois se trata de um espaço para que eu possa estar comentando um determinado assunto, sendo totalmente imparcial ao acrescentar a minha idéia.

 

Teófilo Otoni, 17 de novembro de 2010

 

Felipe de Oliviera Santos

(Acadêmico de Direito da UNIPAC TO)

——————————————————————————————-

“Enquanto isso em Rio do Prado (…)”

Conteúdo da coluna “O Blog do Jurista” do Jornal Nossa Gente de Rio do Prado MG